No pátio da ESECS, os nossos participantes aguardavam com expectativa a divisão para as atividades, os cursos a ocupar as primeiras horas da manhã seriam Serviço Social, Educação Social e Turismo. Apostando em dinâmicas para apresentar os cursos, para conhecer as funções de um assistente social e do que se faz num gabinete de apoio, houve um momento de debate onde os participantes tinham de discutir quem tinha atendimento prioritário.

Enquanto numa das salas se travava um debate de ideias, na outra puxava-se pela cabeça para definir o que era Turismo. Foi apresentado o curso, a sua oferta formativa e, em jeito de desafio, os participantes acederam a um QR code que ia diretamente a um site da Organização Mundial de Turismo e publicar uma foto sua em viagem.

 

DSC 2564

 

Subimos as escadas da ESECS e fomos às oficinas de arte para conhecer o curso de Educação Básica. Em nome da sustentabilidade, iam ser utilizadas folhas para se fazer uma composição visual colorida e bonita. Durante a atividade, nem os ténis de alguns participantes se livraram de ganhar alguma cor, dado que todos queriam fazer uma obra de arte vistosa.

Também vimos futuros jornalistas em ação. Enquanto se desdobravam na sala de aulas e na visita a régie, ninguém ficava parado, sendo feitas simulações de entrevistas com o auxílio do aluno de terceiro ano João Santo. As visitas à régie e as explicações sobre a utilização do teleponto, do green screen e das consolas, ficaram a cargo do professor Nuno Fernandes, responsável pela unidade curricular de oficina de Jornalismo Televisivo.

À tarde, entrámos em contacto com os cursos da Escola Superior de Saúde (ESS) e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) no campus do Politécnico de Portalegre. Novamente divididos em grupos, para facilitar as dinâmicas, os participantes puderam conhecer as várias áreas em oferta.

Na atividade do curso de Enfermagem, pudemos obter noções de socorrismo, com recurso a manequins e desfibrilhadores. Os participantes foram também informados sobre as diferentes áreas onde um enfermeiro pode exercer, sobre o encaminhamento efetuado durante emergências, entre outras questões essenciais na hora de salvar a vida a alguém.

 

DSC 2664

 

Saímos da enfermagem e vestimos as batas. Estava na hora de criar os nossos primeiros 23 mililitros de hidrogénio verde. Com o auxílio de Luís Rodrigues, coordenador de Engenharia de Produção de Biocombustíveis, que nos avisou para “vestir a indumentária apropriada em situação de laboratório”, pudemos saber mais sobre esta área em expansão e que nos guiará para um futuro mais sustentável.

Sem recurso a óculos, entrámos em contacto com a Realidade Aumentada. Graças ao professor José Maia, ficámos a conhecer o trabalho feito no curso de Design de Animação e a importância que a Realidade Aumentada terá no futuro em locais como museus, de forma a que os visitantes possam ter uma experiência mais imersiva. O professor também partilhou connosco algumas das suas experiências profissionais.

Voltámos á área da saúde, desta feita, da higiene oral. Não houve lugar para medos da cadeira de dentista, com uma das nossas participantes a ter direito a uma higiene gratuita, enquanto se explicava a importância de uma boa escovagem e da utilização do fio dentário.

Um dia cheio de atividades e ainda não tínhamos terminado. Fomos conhecer o trabalho de Ricardo Lourenço, antigo aluno do Instituto Politécnico de Portalegre e que atualmente colabora com a National Geographic, fotografando a natureza. Ricardo falou sobre a sua experiência, contando histórias engraçadas, momentos emocionantes, prendendo a atenção de todo o auditório, até que lançou um desafio para os nossos participantes. Serem eles os fotógrafos.

 

DSC 2746

 

Máquinas na mão e fomos para os trilhos que circundam o campus do Politécnico, explorar a natureza, procurar o melhor ângulo e sem qualquer receio de sujar a roupa para conseguir captar a melhor fotografia.

Depois de tanto conhecimento os nossos participantes mereciam um momento de descontração. Com direito a DJ, fomos brindados com um espetacular sunset, onde todos dançaram e descarregaram as energias deste penúltimo dia de academia.

Amanhã chega ao fim uma divertida e enriquecedora Portalegre Green Academy, que certamente já está a deixar saudades em todos os que nela participaram.